12.000 hectares de eucalipto
em área própria

Após 15 anos, a Destilaria Meneghetti cresceu de seus 500 hectares inicial e uma produção de 3 Toneladas de óleo de eucalipto por mês para os atuais 12.000 hectares de eucalipto em área própria e uma produção de 60 Toneladas de óleo de eucalipto por mês.

Maior produtora de óleo de
eucalipto do Brasil
720.000 kg de óleo produzidos
a cada ano

Com esse aumento de 20 vezes a sua produção mensal de óleo de eucalipto, a Destilaria Meneghetti figura como uma das maiores produtoras de óleo de eucalipto do Brasil e do mundo. Sua atual produção é de 60 kg de óleo de eucalipto por hectare, o que significa 720.000 kg de óleo produzidos a cada ano.

Produção o ano todo

O óleo de eucalipto é produzido o ano todo. Com o excelente clima da região, não há sazonalidade da produção.

Qualidade de vida na região

Hoje os 800 funcionários que trabalham nas diversas áreas da empresa, são contratados dentro de uma política de respeito aos direitos humanos e trabalhistas, sendo apenas profissionais maiores de idade. Com direitos civis garantidos e treinamento correto, tornam-se verdadeiros especialistas na cultura do eucalipto, promovendo progresso, sustento e qualidade de vida na região.

A cultura do eucalipto

O processo de produção do eucalipto começa na escolha da semente. A Destilaria Meneghetti só utiliza sementes de excelente procedência e com garantia de qualidade. Técnicos especializados na cultura do eucalipto, selecionam as sementes que são encaminhadas ao plantio das mudas.

Controle biológico, sem uso de química ou produtos agrotóxicos.

Durante o crescimento, as mudas são monitoradas por profissionais. É utilizado um controle biológico, sem uso de química ou produtos agrotóxicos. Depois de 4 meses, apenas as mudas em pleno desenvolvimento e boa formação seguem ao plantio.

Ampliação constante da área de plantio

Anualmente, as equipes da Destilaria Meneghetti ampliam a área da floresta de eucaliptos. O plantio ocorre em áreas novas, certificadas e autorizadas pelo Ministério da Agricultura. Da mesma forma, mudas são incorporadas aos projetos anuais de reflorestamento. Plantadas com um limite rigoroso de distância, as plantas vão levar cerca de um ano para iniciar a produção das folhas. Tudo mantendo a qualidade do solo e evitando a erosão.

Um ano depois do plantio

Após um ano do plantio, o eucalipto já pode fornecer suas folhas para a extração, posteriormente ao período de chuvas. Um sistema manual de colheita retira 80% das folhas sem prejudicar as árvores. O transporte rumo à destilaria é um processo ágil, pois o óleo é extraído no mesmo dia da retirada das folhas dos pés.